domingo, 25 de abril de 2010

Supostas Contradições da Bíblia - 03


Deus sabe e tudo?
Deus nem sempre sabe e vê todas as coisas. [Gênesis 3:8, 4:14, 4:16, 11:5, 18:9, 18:17, 18:21, 22:12, Números 22:9, Deuteronômio 8:2, 13:3, 1Crônicas 32:31 (?), Jó 1:7, 2:2, Oséias 8:4]
Deus sabe e vê todas as coisas. [Salmo 44:21, 139:7-8, Provérbios 15:3, Jeremias 16:17, 23:24, Atos 1:24]


O fato de Deus ter perguntado para um ser humano onde este estava ou o que tinha feito não quer dizer que Ele não soubesse. Podia ser um teste, um convite à reflexão e mudança ou até um requerimento de confissão.

Alguns textos podem afirmar que Jeová investigou um assunto no sentido de que seus representantes angélicos o fizeram. Deus pode delegar uma ação completa para anjos, desde a análise, processo decisório e planejamento, não apenas a execução do ato. E os anjos não são oniscientes.

A palavra “saber” em Oséias 8:4 obviamente tem o sentido de reconhecer ou aprovar.

Textos como Deuteronômio 8:2 e 13:3 demonstram que, embora Deus possa prever o futuro, Ele não predetermina cada acontecimento e as decisões das pessoas. Excetuando-se alguns poucos eventos que Deus programou, não existe um único futuro fixo, mas sim muitos futuros alternativos possíveis que em grande parte vão se formando com as decisões que os seres humanos vão tomando.

Deus pode causar ou permitir certos acontecimentos que obrigam as pessoas a se posicionarem a favor ou contra sua Soberania e assim decidirem de que lado elas querem estar, colhendo o que plantaram. Quando as pessoas utilizam tolamente seu livre-arbítrio e escolhem e reagem mal, essa reação desagrada a Jeová, mas não o surpreendem, pois este era um dos vários futuros alternativos que Deus previu como possibilidades, embora Ele não o tenha predeterminado nem o desejasse. Assim, tanto a Soberania Divina quanto a Responsabilidade Humana são fatos


Todos
descendem de Adão e Eva?
Sim, todos descendem de Adão e Eva. [Gênesis 3:20]
Nem todos. [Gênesis 4:17, Hebreus 7:3]

Com respeito a Gênesis 4:17, veja as respostas abaixo. Hebreus 7:3 diz que o rei-sacerdote Melquisedeque não tinha genealogia. Uma genealogia é o registro da linhagem dos antepassados de um indivíduo, família ou grupo. É óbvio que Melquisedeque teve pais, avós, bisavós e assim por diante. Mas ele não recebeu sua posição de rei nem a de sacerdote pelo fato de ter nascido em uma dinastia. Além disso, não foi preservado nenhum registro histórico de quem foram seus antepassados. Assim, nestes dois sentidos ele não tinha “genealogia”.

No antigo Israel nenhum homem podia ser rei nem sacerdote sem pertencer à respectiva linhagem. E nenhum homem podia ser rei e sacerdote ao mesmo tempo. Melquisedeque não era filho de nenhum rei nem sacerdote, mas ainda assim recebeu os dois cargos e foi o único rei-sacerdote registrado como aprovado por Deus. E nestes sentidos Melquisedeque foi um tipo ou modelo de Jesus, que era da linhagem real (descendente do rei Davi), mas também recebeu o posto de sumo-sacerdote da Humanidade.


A Bíblia diz que todas as pessoas descendem de Adão e Eva. Também diz que Adão e Eva tiveram apenas dois filhos homens. Caim matou Abel, fugiu, conheceu sua esposa e teve filhos. Onde Caim arranjou sua esposa?

Não, a Bíblia NÃO diz que Adão e Eva tiveram apenas dois filhos homens, Caim e Abel. Ao contrário, afirma que Adão teve diversos filhos e filhas (Gênesis 5:4). Também não diz que Caim só ficou conhecendo sua esposa no lugar para o qual fugiu no sentido de ter ficado sabendo de sua existência, mas sim no sentido de que foi lá que tiveram relações sexuais e ela ficou grávida pela primeira vez (Gênesis 4:17).

Portanto, Caim se casou com uma de suas irmãs ou sobrinhas que ele levou em sua fuga. Ler o relato inteiro com atenção e analisar com que sentido o trecho está utilizando determinada palavra antes de tirar conclusões precipitadas ajuda a compreender o que a Bíblia realmente ensina. Pesquisar diversas traduções também é ótimo.


O que aconteceu com Caim?
Foi um fugitivo e errante sobre a terra. [Gênesis 4:12]
Conheceu a sua mulher, e edificou uma cidade. [Gênesis 4:17]

Gênesis 4:12 não significa necessariamente que Caim seria um errante para sempre no pleno sentido da palavra. Caim foi um errante por algum tempo. Depois ele estabeleceu-se em certo lugar e construiu uma vila fortificada para se proteger de possíveis vingadores. Neste lugar ele “conheceu” sua mulher (a irmã ou sobrinha que levou consigo na sua fuga) no sentido de ter tido relações sexuais com ela e produzido filhos. Embora Caim tenha tecnicamente deixado de ser um errante, ele continuou sendo um exilado e fugitivo para o resto de sua vida.


Deus aprova a pena de morte?
O assassino não deve ser morto. [Gênesis 4:15]
O assassino merece ser morto. [Gênesis 9:6]

O fato de Deus ter autorizado a pena de morte em Gênesis 9:6 não significa que ela sempre deva ser aplicada automaticamente. Cada caso é um caso: possui seus próprios atenuantes e agravantes e cada contexto é único.

No caso de Caim, Deus não aplicou a pena de morte provavelmente porque a população humana ainda era muito pequena e seria reduzida ainda mais. Porém, não deixou Caim sem punição. Ele sofreu um severo castigo. Foi exilado para sempre, nenhum vegetal que plantasse jamais daria fruto e passou o resto da vida com medo. Poderia ter sido o mais honrado ancião do seu tempo, o patriarca da Humanidade nascente, mas em vez disso tornou-se um exilado infame.

Além disso, Caim perdeu sua relação com Deus e o privilégio de ser o antepassado do Messias. E se ele não se arrependeu (o que parece evidente), então sua morte é eterna. Caim provavelmente não retornará na ressurreição dos mortos pelo sacrifício de Jesus e não terá a oportunidade de viver para sempre. Neste sentido, ele está mais morto do que Abel. Provavelmente ele tinha consciência desse fato. Lembre-se de que ele ainda viveu séculos neste estado mental depois desse decreto. Portanto, a pena de morte imediata teria sido uma punição bem mais leve.