segunda-feira, 10 de maio de 2010

Design Inteligente: o Bico da Lula

O bico da lula deixa os cientistas perplexos. Eles se perguntam: ‘Como pode algo tão duro fazer parte de um corpo que não tem ossos? Não deveria isso causar atrito e machucar a lula?’


Analise o seguinte: A ponta do bico da lula é dura, ao passo que sua base é mole. A composição do bico — quitina, água e proteínas — possibilita essa mudança de densidade, de mole para dura, de uma forma tão gradativa que a lula pode usar seu bico sem se machucar por causa do atrito.

O professor Frank Zok, da Universidade da Califórnia, disse que estudar o bico da lula poderia “revolucionar o conceito dos engenheiros sobre unir materiais diferentes em vários tipos de aplicações”. Um campo em que isso poderia ser muito bem aplicado é na produção de membros artificiais. Ali Miserez, um pesquisador na mesma universidade, imagina ser possível “criar uma prótese inteira baseada no bico da lula que tenha a mesma elasticidade que a cartilagem em uma extremidade” e seja feita de “um material muito duro e resistente ao atrito na outra extremidade”.

O que você acha? Será que o bico da lula, com essa diferença de densidade de sua ponta à base, surgiu por acaso? Ou teve um projeto?

FONTE: revista Despertai! Março - 2009