sábado, 9 de julho de 2011

Artigos Católicos: Mercado Bilionário


FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/expocatolica-e-retrato-de-um-mercado-bilionario

Feira de artigos católicos é retrato de um mercado bilionário

De bíblias a softwares, evento realizado em São Paulo reúne bens e serviços relacionados à Igreja Católica que movimentam 10 bilhões de reais ao ano




Há setores da economia brasileira que parecem imunes a turbulências. Um deles é o de bens e serviços ligados às religiões. “Quando as coisas vão mal, como na crise de alguns anos atrás, as pessoas compram artigos religiosos para pedir ajuda. Quando vão bem, consomem para agradecer aos céus pelo bom momento”, afirma Fábio Castro, diretor da 8ª ExpoCatólica, que começou na quinta-feira e vai até domingo em São Paulo. A feira, que espera receber um público de 50.000 pessoas no ExpoCenter Norte e gerar até 80 milhões de reais em negócios, concentra as principais empresas relacionadas ao segmento de mercado que gira em torno da Igreja Católica, de instituições de ensino a paróquias de todo o país.

A ExpoCatólica é um pequeno retrato de um mercado bilionário. Segundo o instituto Data Popular, os produtos e serviços relacionados ao universo cristão movimentam cerca de 15 bilhões de reais por ano – 10 bilhões de reais apenas no segmento católico. Muitas empresas, como a Sociedade Bíblica do Brasil, maior impressora de bíblias do país, atuam nos dois segmentos, católico e evangélico, de forma ecumênica.

A feira deste ano reúne 200 expositores entre editoras de livros e revistas, gravadoras, produtores de vinhos canônicos, móveis paroquiais, imagens religiosas variadas, roupas cerimoniais etc. Há espaço até para a alta tecnologia, como as desenvolvedoras de software. Um exemplo é a Théos Informática, que vende no evento sistemas de gestão empresarial informatizados específicos para paróquias. De acordo com os vendedores, este tipo de programa é hoje fundamental na vida de um padre, que tem de lidar com orçamentos, contratar funcionários, fazer compras, gerenciar estoques, entre outras tarefas. Enfim, o funcionamento de uma igreja só tem a ganhar com a eficiência típica das empresas, destaca a empresa.

A ExpoCatólica traz também missas com padres famosos, shows de música religiosa com cantores badalados e o salão Peregrinus, onde o visitante conhece os principais locais de peregrinação católica do país e do mundo. Somente no Brasil, são 150 destinos de peregrinação. “Já é o segundo ano que a gente participa", afirma o estudante universitário Luiz Castro Silva Brito, de 22 anos. "Estamos organizando uma viagem para Jerusalém, e aqui há várias opções interessantes de pacote”, diz ele, que compareceu ao evento com uma turma da igreja que frequenta em Araraquara, a 288 quilômetros da capital.