terça-feira, 21 de junho de 2011

Aborto - Perspectiva Cristã 3


Alguns afirmam que até tantas semanas de gestação o embrião ou feto ainda não pode ser considerado uma nova vida humana. Mas então em qual microssegundo ele se torna tal? Com que base afirmam isso? Quer dizer que um segundo antes desse momento mágico o embrião ou feto não é um ser humano e pode ser eliminado, um segundo depois ele é um ser humano e exterminá-lo seria assassinato?



Há casos em que uma mãe mata seu bebê horas, dias ou semanas depois que nasceu e ela é presa por homicídio. Também existem casos de pessoas que foram condenadas por homicídio porque feriram uma mulher grávida e ela perdeu o bebê. Mas se a mãe tivesse abortado alguns meses antes, isso não seria considerado homicídio. Faz sentido?

Muitas das justificativas para o aborto antes de X ou Y semanas também se aplicam a bebês recém-nascidos, de poucos meses e a diversos adultos. A vida humana começa na concepção e interromper a gravidez em qualquer semana é exterminar uma pessoa.

Alguns defendem que é melhor o aborto ser legalizado e as mulheres poderem abortar em clínicas autorizadas, pois a prática do aborto é uma realidade que acontece de qualquer forma. Porém, mesmo um aborto feito nas melhores condições é perigoso para a mulher. Um aborto feito em uma clínica autorizada não é muito melhor do que o feito em uma clínica clandestina. E as seqüelas emocionais são as mesmas. Um aborto não é apenas uma simples operação.

Além disso, a legalização não acaba com os abortos feitos em clínicas clandestinas, como mostra a experiência de diversos países. Por fim, ainda que a legalização do aborto desviasse as mulheres das clínicas clandestinas, isso seria o alívio de sintomas, mas não a cura das verdadeiras causas fundamentais do problema.

Não podemos generalizar, mas alguns defensores do aborto o encaram como método “anticoncepcional”. Com uma atitude egoísta e imediatista, querem o prazer do sexo, mas não querem assumir a responsabilidade por ele, o que inclui a possibilidade de gravidez.

O interesse pelo aborto revela tanto uma ignorância quanto aos métodos anticoncepcionais e outros assuntos importantes quanto uma banalização da vida humana e a corrosão dos elevados valores em geral. O resultado da liberação geral do aborto seria que ele se tornaria cada vez mais corriqueiro e banal.

É curioso que os defensores do aborto considerem apelativo quando os opositores do aborto mostram fotos de fetos abortados. Por que querem tratar do aborto como mera questão abstrata em vez de uma ação concreta com resultados tangíveis.

O interesse pelo aborto também revela falta de genuína espiritualidade. Aqueles que fizeram ou ajudaram a fazer um aborto, sejam quais forem os motivos, precisam se reconciliar com Deus e pedir seu perdão. Se quisermos os benefícios de nos relacionar com Deus, também precisamos aceitar as responsabilidades.

Para sermos justos, muitos defensores do aborto são pessoas sinceras e não querem que ele seja banalizado, desejam realmente tratar de certos problemas dolorosos da forma que acreditam ser a mais adequada.

É interessante observar que seguir e aplicar os princípios da Bíblia quanto ao sexo e o casamento ajuda a prevenir ou mitigar os problemas que são apresentados como justificativas para o aborto.