terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Ecologia e Escatologia: Qual é o Futuro do Planeta?
Tempos atrás conheci o site da Rocha, que (conforme eles se autodefinem) “é uma organização cristã de conservação do ambiente, cujo nome em português reflete a sua primeira iniciativa, um centro de estudos em Portugal. A Rocha é atualmente uma família de projetos na Europa, Médio Oriente, África, América do Norte e do Sul, Ásia e Oceania. Os projetos d’A Rocha são frequententemente transculturais e comunitários, focando-se na ciência e investigação, conservação prática e educação ambiental.”
Veja o link: http://www.arocha.org/int-pt/index.html
Aprecio a sinceridade onde quer que a encontre. Nestes tempos de conscientização ecológica, é bom ver mais pessoas tomando medidas para diminuir nosso impacto sobre o meio ambiente. Os cristãos com certeza têm motivos adicionais para preservar a Natureza: o amor e temor ao Criador. Entretanto, a consciência ecológica leva muitos evangélicos a uma contradição lógica. Vejam os e-mails que troquei.
MEU PRIMEIRO E-MAIL
Bom dia.
Gostei do seu site e peço que esclareçam minhas dúvidas.
A idéia defendida é que os cristãos devem contribuir para a preservação da Natureza, não só porque nossa própria saúde, economia e vida estão envolvidas, mas também porque ela é obra de Deus. Certíssimo.
Porém, as igrejas pentecostais sempre ensinaram que depois da Volta de Cristo o próprio Deus vai incinerar a Terra, destruindo pelo fogo tudo o que existe nela (incluindo os animais, as plantas, as águas, as paisagens naturais, etc.) e por fim carbonizando e evaporando todo o planeta e todo o Universo. Se é assim, porque devemos nos importar em nome de Deus com a preservação do meio ambiente se o próprio Deus vai destruir totalmente esse mesmo meio ambiente? Não faz sentido.
Algumas pessoas dizem que Deus não vai destruir o planeta, apenas as pessoas iníquas e o sistema mundial perverso instalado nele. E que um dos motivos de Deus fazer essa destruição é justamente estarem arruinando a Terra (Apocalipse 11:18). Neste caso sim faz todo sentido dizer que os cristãos devem preservar o meio ambiente.
Então? Deus vai destruir a Terra ou apenas o sistema mundial? Ou Deus não vai intervir? No que vocês acreditam?
Aguardo resposta.
Obrigado.
Emerson Luís
A PRIMEIRA RESPOSTA
Emerson:
A Rocha Brasil não tem nenhuma posição oficial sobre questões escatológicas. Entretanto, me pediram para desenvolver uma série de estudos sobre fundamentos bíblicos do cuidado ambiental. Poderá baixá-los no site de Ceus e Terra, aqui: http://ceuseterra.com/wp-content/uploads/2008/12/licoes-de-educ-ambiental.pdf.
Na quarta líção abordo a questão escatológica, dando ênfase à perspectiva bíblica do resgate e transformação do ambiente.
Quanto às Assembléias de Deus, acredito que a denominação também não assume uma posição como denominação especificamente a respeito da aniquiliação ou transformação do mundo criado por Deus. O que provavelmente ocorra é o posicionamento de pastores específicos sobre isto, o que poderá dá a forte impressão que você recebeu. Digo isso por que meu orientador de seminário nos E.U.A. nos anos 70 é o conhecidíssmo pastor assembleiano e estudioso do Novo Testamento, Gordon Fee (que escreveu, junto com Douglas Stuart, Endentes o que lês?, da Vida Nova) e a minha postura é essencialmente a mesma que dele.
Um abraço e boa leitura...
Timóteo CarrikerCelular (Tim): (48) 9629-3333Celular (Marta): (48) 9629-1111Skype / MSN: timcarrikerwww.timcarriker.com
MEU SEGUNDO E-MAIL
Tim
Obrigado pela sua atenção. Já li parte do estudo e considerei muito interessante. Solicito sua autorização para publicar em meu blog a sua resposta.
Não são apenas membros da Assembléia de Deus que manifestam essa opinião, pessoas de outras denominações da "primeira onda" e da "segunda onda" também. Os neopentecostais parecem nem pensar no assunto, são totalmente absortos na batalha espiritual e na teologia da prosperidade.
Observo que as pessoas na minha região que insistem em dizer que o planeta Terra será destruído em geral são de baixa cultura e conhecimentos gerais (mesmo que tenham um grau de instrução formal razoável), são amargurados com a vida e dizem isso com rancor e desprezo pela criação de Deus, como se a Natureza fosse intrinsecamente má e a fonte de todo sofrimento e como se (o que julgam ser) cristianismo fosse um mero escapismo. Parecem totalmente incapazes de admirar uma linda paisagem natural ou a beleza dos animais e dar glória a Deus por sua sabedoria. E parecem incapazes ou indispostos a raciocinar.
É interessante notar que Apocalipse 11:18 diz que Deus vai destruir os que destroem a Terra. Até o século 19 os comentaristas acreditavam que se tratava das pessoas arruinarem o planeta em sentido moral, nem podiam imaginar a poluição e a depredação ao ecossistema que acontece hoje.
E Apocalipse 19:17-18 profetiza que um anjo vai convocar as aves para se alimentarem dos cadáveres produzidos pelos destruídos por Deus no Armagedom. Se o planeta fosse ser queimado após a volta de Cristo como vingador, então depois não sobrariam cadáveres para serem comidos pelas aves e nem aves para comê-los, estaria tudo carbonizado e evaporado. Portanto, para Apocalipse 19:17-18 se cumprir o planeta tem que ser preservado e apenas o sistema destruído.
Os animais sofrem muito com a depredação que os humanos fazem à Natureza e é irônico que Deus os usará para limpar a Terra dos corpos dos depredadores do planeta. O cuidado que temos ou deixamos de ter com a ecologia e com os animais é um dos critérios pelos quais Deus vai julgar cada um de nós. Mais uma razão para o cristão autêntico se importar com o tema da ecologia.
Tudo de bom!
A RESPOSTA
Emerson:
Boas suas observações....Gostei. Claro, pode publicar minhas observações. Grande abraço e vamos manter o contato...
Timóteo