sábado, 16 de janeiro de 2010

Conjecturas na Leitura da Bíblia


O vídeo mostra um exorcista convidando as pessoas para irem à sua igreja, onde ele retira os demônios delas e os coloca em um porco no local. Afirma que sua ação é baseada em Marcos 5:1-20. Entre outros pontos, o exorcista diz que Jesus expulsou 2.000 demônios de um homem e que este depois se tornou “um grande pregador, quase um apóstolo”. Essa notícia foi postada no Púlpito Cristão e eu comentei que estas duas informações estão erradas. Então um leitor ficou indignado dizendo que essas informações estão corretas sim. Aí escrevi outro comentário como réplica que estou postando aqui de forma adaptada. Ficou bem interessante. Essa questão é mais importante do que parece, pois trata de um tema da interpretação da Bíblia: CONJECTURAS. Elas podem ser muito interessantes, mas são muito perigosas.


Antes de tudo, releia com atenção a passagem de Marcos 5:1-20. Coloquei um link de uma Bíblia on-line:

http://www.bibliaonline.com.br/acf/mc/5


O texto diz apenas que foram 2.000 porcos, não 2.000 demônios. Alguns podem PRESUMIR que foram 2.000 demônios por causa da quantidade de porcos, mas a rigor o texto não diz que foi um demônio para cada porco. É uma CONJECTURA.

Se alguém afirmar que eram apenas sete demônios (não estou afirmando isso!) ninguém pode provar que ele está errado, mas também ninguém é obrigado a aceitar. Seria apenas uma CONJECTURA. O mesmo vale para a afirmação de que eram 2.000 ou 4.000 demônios. O texto diz apenas "muitos". Não existe base, não dá para provar ou refutar que eram 2.000 demônios. É uma CONJECTURA.

É razoável supor que um poderoso anjo rebelde pode influir em mais de um simples porco ao mesmo tempo. Ou (o que parece mais provável) aqueles “muitos” demônios podem ter influído em uma parte dos porcos e os demais suínos os acompanharam na trajetória suicida em um verdadeiro "efeito manada". Em uma manada (suína, bovina ou humana) não é necessário controlar cada membro diretamente, basta controlar os líderes que a maioria os segue cegamente. Um exemplo é o que acontece nas igrejas evangélicas.

Agora vamos à segunda afirmação do exorcista.

O texto diz apenas que o homem COMEÇOU a anunciar em Decápolis, mas não diz que ele CONTINUOU até o fim da vida, muito menos que se tornou "um grande pregador" e até "um verdadeiro apóstolo". Presumo que o exorcista fez essa afirmação para justificar seu próprio uso indevido dos títulos "bispo" e “apóstolo".

Alguém poderia até conjecturar se aquele homem permaneceu zeloso ou se Mateus 12:43-45 não se cumpriu nele. Quem sabe se essas palavras de Jesus não foram baseadas no que aconteceu DEPOIS com esse homem? É improvável, mas é possível. Não temos como confirmar nem refutar. É outra CONJECTURA!

Nós PRESUMIMOS que o liberto continuou sendo um discípulo de Jesus até o fim da vida, mas a rigor o texto não diz isso nem deixa de dizer. É muito provável que sim e desejamos muito que sim, mas não podemos provar. É uma CONJECTURA.

Além disso, o mais importante: se alguém afirmar que ele se tornou, não um pregador itinerante de tempo integral, mas um trabalhador comum que pregava nas horas vagas, ninguém pode refutar essa afirmação. Que também é uma CONJECTURA, mas é MUITO mais provável. É o que fazia a grande maioria dos discípulos de Jesus naquela época e até hoje.

Mas o que é exatamente uma CONJECTURA? É intrinsecamente errado fazer CONJECTURAS na interpretação da Bíblia?

CONJECTURA: juízo fundado em indícios e probabilidades, mas que não é fato comprovado; algo presumido, hipótese, suposição, inferência, possibilidade, especulação, afirmação aparentemente válida mas não atestada, afirmativa não-verificada ou não-verificável, teoria não confirmada, alegação verossímil, plausível, que pode ser factual ou não.

LEIS DA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA: não é errado fazer conjecturas desde que (1) não as usemos para fundamentar doutrinas e práticas, (2) expliquemos ao ouvinte ou leitor que aquele ponto é uma conjectura em vez de expressá-la como sendo algo que a Bíblia afirma e (3) as conjecturas não ocupem tempo e atenção demais nas nossas meditações e explanações.

http://www.pulpitocristao.com/2010/01/sai-desse-corpo-e-entra-no-porco.html

http://atos17.blogspot.com/2009/08/regras-de-interpretacao-sem-elas.html