segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Cristãos e o Carnaval


Como os cristãos devem se portar durante o carnaval?


Em um extremo estão aqueles que afirmam que os cristãos devem fazer retiros espirituais nestes dias em um lugar isolado. Essa medida protege menos do que parece, pois carregamos a fonte do pecado dentro de nós aonde quer que vamos. Além disso, seria uma atitude egoísta, pois os cristãos precisam ser a luz do mundo. – Colossenses 2:16-23, Mateus 5:14-16

No outro extremo estão aqueles que afirmam que o melhor é fazer um “carnaval cristão” como alternativa para os que querem se divertir e como forma de evangelizar (sic). Basta ler as Escrituras para perceber que esta atitude é inaceitável. Quem faz isso pensa estar vestindo o cristianismo de roupagens pagãs para torná-lo aceitável, mas na verdade está travestindo o paganismo com uma aparência cristã que só engana quem não conhece a Bíblia nem quer conhecer. – 2Coríntios 6:14-18, Efésios 5:6-20

Entre um extremo e outro estão alguns que fazem campanhas de advertências bíblicas para os foliões. Acontece que a maioria dos foliões está em um estado totalmente anti-receptivo e essa abordagem apenas antagoniza. Eclesiastes 3:1, 1Pedro 3:15

E também há os que afirmam que devemos seguir nossa rotina normal (pessoal e religiosa), como se fosse qualquer outro feriado. Isso inclui reunir-nos e fazer evangelização normal, sem repreender duramente as pessoas (não sabemos se um indivíduo específico é folião, mesmo que seja precisamos atrair em vez de repelir e o próprio Espírito Santo vai repreender a pessoa se esta lhe abrir o coração). Tomando as orientações bíblicas em conjunto, esta evidencia ser a opção correta.

***

"Religião Secular": sistema de crenças, valores e procedimentos que não é religioso no sentido tradicional, mas que assume características de sistemas religiosos.

Exemplos: ideologias políticas (socialismo, etc.), prática e torcida de esportes, fãs-clubes de cantores, atores, etc., "sucesso profissional", cientificismo, hedonismo (o que com certeza inclui o Carnaval).

Estas e outras práticas não são religiosas à primeira vista, mas analisando a fundo percebemos que são verdadeiras religiões.

Nosso deus é aquilo (seja o que for) que colocamos em primeiro lugar em nossa vida e acreditamos dar sentido à ela. Nossa religião é a forma como nos religamos a esse algo. Para muitos que idolatram o entretenimento e vivem em função de se divertir, o carnaval é sua religião secular ou parte dela.

Por outro lado, muitos estão cada vez mais transformando o “cristianismo” em um verdadeiro carnaval. - 2Timóteo 4:3-5