sábado, 27 de fevereiro de 2010

Dogmatismo x Relativismo



Um professor de filosofia tentava explicar aos seus alunos o absurdo da afirmação de que não existe verdade absoluta, mas era em vão: eles insistiam absolutamente convencidos.


Então o professor lhes deu um trabalho para entregarem dias depois. Os alunos fizeram o trabalho muito bem feito em todos os sentidos, mas o professor arbitrariamente lhes deu uma nota bem baixa.

Os alunos reclamaram e exigiram que a avaliação fosse feita com critérios objetivos. Tinham certeza absoluta que o trabalho estava ótimo e merecia uma nota boa.

Aí o professor ligou essa relação com o debate de dias antes. Todo relativista logo se torna absolutista quando o relativismo se volta contra eles.

***

Precisamos diferenciar "livre-exame da Bíblia" de "livre-interpretação da Bíblia". Cada indivíduo possui o direito e dever de examinar as Escrituras diretamente. Mas as interpretações devem ser feitas dentro de parâmetros objetivos.

***

O relativismo moral e doutrinal é um grande erro. Mas o dogmatismo também. Ao fugir de um erro, tendemos a cair no erro oposto. Existem três tipos de pensadores: dogmáticos, relativistas e analíticos. Existem muitos professos cristãos que são dogmáticos. Cresce o número de professos cristãos relativistas. Mas o cristianismo autêntico exige que nos empenhos para desenvolver nossa habilidade de pensadores analíticos.

Sim, existe verdade absoluta. O formato do planeta Terra e o fato dele orbitar o Sol em vez deste girar em torno dela não dependem de nossas crenças concordando ou discordando destes fatos, não importa o quanto essas crenças sejam fortes. Os relativistas morais e doutrinais afirmam não existir verdade absoluta enquanto essa afirmação é conveniente, na hora de cumprir obrigações. Mas quando seus direitos (reais ou imaginários) são ameaçados, eles logo se tornam absolutistas.

O que não existe é entendimento absoluto da verdade. Este deve ser sempre buscado e aprimorado, mas em sua inteireza está além da capacidade humana. A Bíblia é infalível, mas a pessoa que manuseia a Bíblia não é.

***

O problema é que todo mundo que vê esse vídeo se identifica com a mulher que diz que o balão é vermelho e pensa que os outros são aqueles que dizem que este é azul, amarelo, etc. Mas aqueles que pensam diferente de nós imaginam justamente o contrário e não entendem como podemos pensar diferente deles. Então, em vez de diálogo, temos um braço-de-ferro verbal. Os dois perdem. Ou “vence” o mais forte ou mais teimoso. Mas esta vitória no fim das contas é uma derrota.

A atitude realmente esclarecida é considerar a possibilidade de que nós somos um dos que afirmam que o balão é azul. Ou às vezes o balão é roxo, uma mistura de azul com vermelho. Ou talvez ambos estejamos errados: o balão não é vermelho, nem azul, nem roxo. Pode ser que sim, pode ser que não, analisemos.

Não sabemos tudo, não percebemos tudo, não entendemos tudo, não consideramos tudo. Somos seres com limitações em um eterno aprendizado. Sempre temos que estar abertos a novas informações e a ajustar nossos conceitos. Isso não é relativismo, é ter mente aberta ("mas não tão aberta que o cérebro caia fora" - Carl Sagan).

Os judeus no primeiro século aguardavam o Messias. Porém, eles esperavam dogmaticamente um Messias político, um poderoso Rei-Guerreiro que os livraria do Império Romano. Muitas profecias messiânicas indicavam isso.

Mas daí surgiu um carpinteiro pobre, (que veio de Nazaré em vez de Belém conforme a profecia messiânica predizia), pregando a libertação do pecado, algo que eles acreditavam não ter por serem descendentes de Abraão. “Que absurdo!”, devem ter pensado muitos.

Os judeus pensadores dogmáticos rejeitaram Jesus. Os judeus pensadores analíticos ajustaram seus conceitos mesmo sendo muito difícil no começo.

Tanto o relativismo (moral e doutrinal) quanto o dogmatismo causam a variedade contraditória e mutuamente excludente de crenças e práticas entre os professos cristãos. O cristão não deve ser nem relativista nem dogmático, mas um pensador analítico.

Esse assunto lembra uma das SUPOSTAS contradições da Bíblia:

Qual era a cor da veste que colocaram sobre Jesus?
Mateus 27:28 - Escarlate?
Marcos 15:17 João 19:2 - Púrpura?

Mateus e João foram testemunhas oculares, mas cada um atribuiu uma cor à veste de Jesus! Qual era a cor certa e como explicar a contradição? Como você responderia a um questionador sincero ou um amigo com dúvida? E como você encaixa com esta postagem que dogmaticamente diz que o balão é vermelho?

Existe uma explicação muito simples, mas ela não é nem dogmática nem relativista.


***