sábado, 27 de fevereiro de 2010

Supostas Contradições da Bíblia - 01



As duas histórias contraditórias sobre a criação.
Primeira história
O homem foi Criado depois dos outros animais. [Gênesis 1:25-27]
O homem e a mulher foram criados simultaneamente. [Gênesis 1:27]
Segunda história
O homem aparece antes dos outros animais. [Gênesis 2:18-19]
O homem foi Criado primeiro, então os animais, e só depois a mulher, da costela do homem. [Gênesis 2:18-22]


Os estilos de narrativa da Bíblia podem deixar alguns leitores perplexos por parecerem contraditórios, pois não estão acostumados com eles. Entretanto, os dois relatos da Criação são complementares e apresentam pontos de vista diferentes. Basta assimilarmos o estilo hebraico de narrativa para compreender o texto.

O primeiro relato se concentra na criação do Universo e da Terra e seguem a ordem cronológica. O segundo relato foca a criação do ser humano e apresenta informações em ordem de importância, apresentando certas informações conforme necessário.

Assim, o segundo relato menciona o estabelecimento do Jardim do Éden depois de se ter dito que o ser humano foi criado, o que não quer dizer que o Jardim do Éden tenha sido preparado depois da criação do ser humano.

Pela mesma razão se menciona a criação doa animais depois de dizer que Deus os apresentou ao primeiro homem para que ele lhes desse nomes. Não significa que os animais foram criados depois do ser humano.

Gênesis 1:27 NÃO diz que o homem e a mulher foram criados simultaneamente, mas sim que foram criados no mesmo período e o segundo relato especifica que o primeiro homem foi criado algum tempo antes.


As
plantas foram criadas antes ou depois dos homens?
As plantas foram criadas antes dos homens. [Gênesis 1:11-13, 1:27-31]
As plantas foram criadas depois dos homens. [Gênesis 2:4-7]

Gênesis 2:4-7 NÃO diz que as plantas foram criadas depois do ser humano. Diz apenas que naquele momento ainda não havia plantas cultivadas nem pessoas para cultivá-las. Ou seja, não havia agricultura porque ainda não existiam agricultores.


Deus acabou sua obra e passou a repousar (Gênesis 2:2)
Deus tem trabalhado até agora (João 5:17)

Deus passou a repousar de sua obra criativa. Quer dizer que desde então ele cessou de realizar novas criações por um período que ainda não findou.

Visto que Deus é Todo-Poderoso, com certeza essa pausa não foi por causa dele mesmo para recobrar energia (Isaías 40:26,28), mas sim por causa da própria criação, que (diferentemente de Deus) é limitada e precisa de um tempo para se consolidar. Entretanto, Deus continuou e continua trabalhando em administrar sua criação.


Quanto tempo levou para criar os
céus e a terra?
Seis dias [Gênesis 1:3 - 2:3]
Um dia [Gênesis 2:4]

O termo hebraico para “dia” neste texto tem o sentido básico de “período” e não se limita a um dia literal de 24h. De fato, o mesmo ocorre com a palavra portuguesa “dia”. Assim, os seis “dias” ou períodos de Gênesis 1 são descritos coletivamente em Gênesis 2:4 como um só “dia” ou período que engloba os seis períodos. Em outras palavras, o “dia” ou período de em Gênesis 2:4 é subdividido em seis períodos menores.

Mesmo nós hoje utilizamos freqüentemente as palavras “dia” e “dias” com estes sentidos ampliados (se referindo a períodos maiores que 24h) e consideramos isso perfeitamente aceitável e compreensível.


Quando as
estrelas foram criadas?
No quarto dia da criação, depois da criação da terra. [Gênesis 1:16-19]
Antes que a terra fosse criada. [Gênesis 1:1-3, Jó 38:4-7]

O relato de Gênesis é supercondensado, mas o escritor hebraico fez uma cuidadosa escolha de palavras para transmitir o máximo de informações no mínimo de espaço.

Nos versículos 1-3 o relato diz “Deus criou” e nos versículos 14-16 afirma que “Deus fez”. São dois termos hebraicos com significados bem diversos. Significam que a criação propriamente dita das estrelas, do Sol e da Terra ocorreram antes do início dos seis “dias” ou períodos criativos da vida no planeta. Mas apenas no Quarto Dia essas luzes tornaram-se plenamente visíveis da superfície da Terra e assim podiam demarcar a passagem do tempo para os futuros habitantes.


De onde foram criadas as
aves?
Das águas [Gênesis 1:20-21] ou da terra [Gênesis 2:19]

Gênesis 1:20-21 NÃO diz que as águas produziriam as criaturas voadoras. O texto afirma que Deus ordenou que as águas produzissem as criaturas aquáticas e que no céu voassem as criaturas voadoras.