quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Análise do Evolucionismo - Parte 7 de 7

7- A RESPONSABILIDADE DAS RELIGIÕES PELO AVANÇO DO EVOLUCIONISMO

Porém, existe ainda mais um motivo para tantos aceitarem o evolucionismo: a péssima atuação das religiões tradicionais (“ortodoxas”), tanto em suas doutrinas quanto em suas práticas. Os abusos, a intolerância e a crueldade dos religiosos através dos séculos têm afastado muitos de Deus e da Bíblia. Os líderes religiosos “cristãos” apoiaram todos os ditadores (como Hitler) e todos os governantes corruptos em todos os lugares e épocas.


Na cristandade, no decorrer de toda a História que ditador e que governante corrupto não foi ativa ou passivamente apoiado pelas lideranças religiosas “cristãs”? Que guerra não teve os líderes religiosos em ambos os lados pregando que aquele confronto era a vontade de Deus, que Deus estava do lado deles e que os soldados deviam matar em nome de Deus? Que dizer das Cruzadas, da Inquisição, do Holocausto Nazista e de tantos horrores direta ou indiretamente, ativa ou passivamente apoiados pelas religiões, em especial as igrejas?

O show de horrores que as igrejas evangélicas vêm apresentando ultimamente também repelem pessoas com formação intelectual e que pensam analiticamente naquilo que vêem e ouvem. Seguindo a tendência humana, essas pessoas colocam todos os que afirmam serem cristãos em uma sacola só e a jogam foram.

As doutrinas contraditórias das religiões repugnam as pessoas de reflexão, que se afastam de Deus e da Bíblia. Um exemplo é a doutrina da predestinação, segundo a qual Deus tinha um script dizendo tudo o que forçosamente aconteceria. Assim, o próprio Deus programou os humanos para se rebelarem e depois os puniu por isso. A promessa de vida eterna se eles fossem obedientes foi uma farsa cruel, pois já estavam predestinados a se rebelarem. O conselho a Caim de mudar sua forma de pensar também foi uma farsa, pois o próprio Deus o programou para matar Abel e depois o puniu por isso. E assim por diante.

Se a predestinação é verdadeira, então tudo o que já aconteceu de ruim na Terra, tudo o que acontece e tudo o que acontecerá já estava predestinado há bilhões de anos, é inevitável. Deus não apenas permite o Mal, ele é o próprio autor do Mal! E Hitler é inocente, assim como todos os malfeitores, pois não possuía livre-arbítrio, foi apenas um robô seguindo sua programação divina. O mesmo vale até mesmo para o próprio Satanás! Deus programou inexoravelmente a maioria das pessoas para serem “desobedientes”, elas não têm capacidade de escolher agir diferente e Deus vai puni-las com o tormento eterno consciente por terem seguido a programação que ele mesmo instalou nelas . Então porque não programou todas as pessoas para serem obedientes? Mistério! Ou porque simplesmente não destrói os desobedientes, os apaga da existência? "Não tente entender a “justiça” divina."

Por causa das doutrinas das igrejas, muitos pensam que a Bíblia contém ensinos contrários aos fatos científicos. Um exemplo é a doutrina da “Terra Jovem”, o ensino de que toda a vida na Terra, o próprio planeta e até o Universo foram criados em uma semana de dias literais, em 144 horas, há apenas seis milênios. Porém, os fatos científicos provam que a vida, o globo e o Cosmos são muito mais antigos. Mais importante, não é isso que a Bíblia realmente ensina. Conseqüentemente, a inclinação das pessoas instruídas é descartar a Bíblia como anticientífica, um mero livro antigo cheio de mitos e alguma sabedoria popular. Não são informados de que a Bíblia não ensina essas doutrinas, frutos da má interpretação dogmática.

Muitos grupos religiosos que discordam do evolucionismo apresentam argumentos falhos e procuram defender seus próprios dogmas em vez de defenderem o que a Bíblia realmente ensina. O relato de Gênesis corretamente compreendido é compatível com a conclusão de que o Universo e a Terra podem ter bilhões de anos de idade e que a vida pode já existir há milhões de anos. Mas diversos desses grupos recorrem à imposição autoritária e irracional de seus dogmas e defendem a obediência cega ao que acreditam serem os ensinos da Bíblia. As pessoas de reflexão só podem sentir aversão a essa atitude fanática, dogmática e autoritária. As defesas absurdas que estes grupos fazem de Gênesis só fornecem mais munição aos evolucionistas.

Alguns grupos “tradicionais” e “respeitáveis” (por qual critério?) como a Igreja Católica Romana se renderam e endossaram o evolucionismo, não sobrando alternativa nem saída para seus adeptos. Talvez ensinem algo como “Deus fez um primata evoluir para se tornar cada vez mais humano e quando o corpo atingiu o ponto certo Deus colocou a alma nele”. Também ensinam que os primeiros onze capítulos de Gênesis são meras alegorias, mitos que simbolizam o que realmente aconteceu no decorrer de dezenas de milhares de anos na pré-história. Curiosamente, é a mesma igreja que durante séculos lutou para manter a Bíblia em um idioma semimorto, longe das mãos e dos olhos da maioria das pessoas. Com defensores como estes, a Bíblia não precisa de inimigos.

As igrejas também são deficientes em defender a Bíblia de críticas de que ela seria desatualizada, contraditória, imperfeita, insuficiente, preconceituosa, mero produto de sua época e cultura. Além disso, os religiosos falham em dar respostas satisfatórias a questões simples (“onde Caim arranjou sua esposa?”) e falham muito mais ao tentar responder questões existenciais (“por que um Deus que é amor e Todo-Poderoso permite o Mal?”). Os religiosos não possuem respostas satisfatórias para estas e outras questões existenciais e nem procuram obtê-las, embora seja sua obrigação, esperam que as pessoas simplesmente aceitem tudo sem pensar e "sintam no coração".

Pessoas de reflexão não aceitam esse dogmatismo e essa irracionalidade. Desconfiam de que deve haver algo de muito errado nas religiões e estão certas. Porém, não entendem que o erro está nas igrejas e não em Deus e na Bíblia. Afastando-se de Deus e da Bíblia, o vácuo é preenchido pelo evolucionismo, pelo cientificismo, pelo materialismo, pelas filosofias místicas, pelo hendonismo, etc. Muitos concluem que não existe um Deus como Ser Divino, no máximo existe um Deus como mera Força Divina impessoal.

Assim, as próprias igrejas são diretamente responsáveis por muitos rejeitarem a Jesus e a Bíblia. Este é um dos principais motivos de tantos abraçarem o evolucionismo junto com o ateísmo ou junto com a cosmovisão neopagã da Nova Era.

Aqueles que buscam ser cristãos autênticos precisam se unir e agir para se ajustarem e divulgar o que a Bíblia realmente ensina.