sábado, 1 de agosto de 2009

Boas Notícias para a sua vida!

Bom dia! Temos uma boa notícia para você, a informação mais fundamental e importante do Universo: Deus existe, possui um propósito eterno para a Humanidade e convida você a fazer parte dele!


As religiões orientais, místicas, panteístas, ensinam que “Deus” é uma Força Eterna, um oceano de energia cósmica que permeia todo o Universo e com o qual poderíamos entrar em sintonia de várias maneiras, desde que seguindo certas instruções básicas. Nesta ótica, Deus seria como uma montanha cujo topo seria possível atingir por diversas trilhas diferentes.

Em contraste, Jesus (assim como os profetas hebreus e os apóstolos) ensinou que Deus é um Ser Supremo, uma Pessoa Eterna, maior do que o Universo, mas acessível a cada um de nós. A Bíblia ensina que Deus:

1- Deus é literalmente vivo (Hebreus 3:12, 9:14, 10:31 12:22). Embora o poder e a percepção de Deus possam alcançar qualquer ponto do Universo, Deus não é uma mera força panteísta dispersa pelos Cosmos. Deus reside em um local específico além do Universo (1Reis 8:27-30, Hebreus 9:24);

2- Deus é autoconsciente: Ele não apenas é vivo, mas sabe que está vivo (Deuteronômio 5:9, Isaías 41:10, Jeremias 17:10, Salmo 81:10),

3- Deus possui faculdades mentais de pessoa, embora em nível infinito, como raciocínio, memória, imaginação e senso de passado e futuro (Isaías 55:8-9, Malaquias 3:16, Lucas 20:37-38, Isaías 40:26, Eclesiastes 3:11, Daniel 2:28, Ezequiel 12:27-28),

4- Deus possui sentimentos complexos (Jó 14:13-15, Salmos 78:40-41, Provérbios 27:11),

5- Deus tem vontade e opinião própria e estabelece objetivos [propósitos] (Gênesis 3:15, Isaías 45:18, 55:10-11, Gálatas 3:19, 23-25, 4:4),

6- Deus tem um Nome pessoal que ele mesmo estabeleceu e que engloba tudo o que Ele é. Em hebraico esse Nome era escrito com as consoantes YHWH. Existe um debate quanto a forma mais adequada de se traduzir o Tetragrama (“Jeová”, “Yawéh”, “Javé” e outras alternativas), mas o ponto aqui é que Deus adotou um Nome (Êxodo 3:13-15, Ezequiel 36:16-24)

7- Deus possui a capacidade de comunicar-se [transmitir e receber informações]. (Salmo 65:2, 2Timóteo 3:16-17).

Entretanto, não confunda “pessoa” com “ser humano”. Não é Deus que é semelhante à nós e sim nós que fomos criados à imagem e semelhança dele, não na aparência ou substância, mas em certas características fundamentais (Gênesis 1:26-27)

A vida eterna é uma possibilidade real para cada um de nós. Mas há um problema além da nossa capacidade de resolução, um abismo intransponível entre nós e Deus: todos nós já nascemos carregando o pecado original. Na Bíblia a palavra “pecador” possui três sentidos e neste sentido mais básico não nos tornamos pecadores, já nascemos como tais. Um bebê recém-nascido já é um pecador separado de Deus desde a concepção, embora seja inocente em sentido moral (Isaías 51:5).

Assim, não merecemos a vida eterna, não importa o que façamos ou deixemos de fazer, pois já nascemos não merecendo. Simplesmente não possuímos recursos capazes de modificar essa condição intrinsecamente pecaminosa e assim merecer a vida eterna. Mas o próprio Deus a oferece de presente para quem cultivar amizade sincera com ele. Porém, para se ter um relacionamento pessoal com Deus, é imprescindível tornar-se um discípulo de Jesus e obedecer aos seus mandamentos conforme expressos na Bíblia. Jesus é a única ponte entre nós e Deus que torna possível atravessar o abismo do pecado herdado.

Entretanto, não basta ser “fã” de Jesus, como tantos são hoje. Não basta ser “cristão” apenas em momentos e lugares especiais. Não basta dizer que aceitou Jesus como Salvador (que atrevimento, é Jesus que decide se aceita ou não!). Não basta tornar-se adepto de um grupo religioso e seguir suas rotinas. Jesus quer discípulos e não adeptos. O cristianismo autêntico não é uma mera associação, mas um inteiro modo de vida. Para se tornar discípulo de Jesus é necessário mudar sua forma de pensar, agir e falar, suas crenças, valores e objetivos na vida e praticar (não necessariamente falar) o evangelho em todos os lugares e momentos. João 3:16, 36, 14:6, Mateus 7:13-23, Lucas 6:46, Mateus 7:24-27, 16:24-27, João 13:12-17, 34-35, 14:15, 15:10, Romanos 3:22-25, 6:23, Filipenses 3:7-12, 2Coríntios 5:14-15, Salmo 51:5, Eclesiastes 7:20, Efésios 2:1-10, Tiago 2:14-26, 1Pedro 2:21-25

De modo geral, Deus ama todos os seres humanos (amor agape, diferente de gostar) no sentido de querer seu bem e lhes dar oportunidade de receber a vida eterna. Deus sonda continuamente a Terra em busca de indivíduos que o buscam sinceridade e se deixa encontrar por eles através do seu Livro Sagrado, a Bíblia. Na maior parte do planeta a Bíblia está à disposição de todos que a quiserem ler com o objetivo de aprender e obedecer para iniciar um relacionamento pessoal com Deus.

Embora a Bíblia seja relativamente complexa, os pontos essenciais para se ser discípulo de Jesus são suficientemente claros e simples para quem quiser compreender. Compete a JEOVÁ julgar aqueles que morreram e morrem sem ter tido pleno acesso à Bíblia por causa do lugar onde vivem ou outros fatores além de seu controle (de fato, compete a Deus julgar TODAS as pessoas, incluindo a nós). Mas a impossibilidade de ter a Bíblia não é o nosso caso: podemos facilmente adquirir e ler um exemplar das Escrituras. 2Timóteo 3:16-17, Apocalipse 3:20, 1Crônicas 28:9, 2Crônicas 16:9, Jeremias 31:3, Isaías 30:18-21, Atos 17:30-31, 24:15, Romanos 2:12-16, 14:12, Filipenses 2:13

O principal fator para adquirir essa compreensão da Bíblia e crescer nela não é a erudição da pessoa (embora a habilidade mental tenha sua importância), mas sim sua motivação: o desejo sincero de conhecer Deus, lhe obedecer e a disposição humilde de aceitar ser ensinado. Isso acontece porque o principal fator para compreender a Bíblia é a ajuda de Deus através do Espírito Santo e ele quer servos humildes e obedientes. Por que? Porque pessoas arrogantes vão querer atrair para si a atenção que é devida a JEOVÁ, talvez misturando os ensinos bíblicos com suas próprias idéias para impressionar os outros. E pessoas acomodadas (ou muito ocupadas e que não se dispõem a priorizar Deus) simplesmente não vão colocar em prática tudo que aprenderem ou nem sequer vão querer aprender. Essas pessoas não buscam a Deus ou o buscam com motivação errada e por isso Deus não abençoa seus esforços. Não é Deus que rejeita essas pessoas, são essas pessoas que rejeitam a ele. E sem a bênção de Deus, uma pessoa pode adquirir informações (até em grandes quantidades e talvez bem exatas), mas não conhecimento.

Pessoas de todos os tipos são bem-vindas se tiverem as atitudes que Deus requer. Deus não tem “opção preferencial pelos [materialmente] pobres”, mas sim opção exclusiva pelos sinceros de todas as origens sócio-econômicas. Obviamente, se uma pessoa mais instruída buscar a Deus com sinceridade, ela é bem-vinda por ele e sua fluência pode ajudá-lo a progredir no seu aprendizado. Mas o principal fator continua sendo a ajuda de Deus. Mateus 11:25-30, 19:25-26, João 4:23-24, 6:44-45, 65-69, 7:16-18, Atos 10:34-35, 13:48, 1Timóteo 2:3-6. 1João 5:20, Isaías 42:8, 48:11

Diferentemente do que algumas igrejas ensinam, Deus não obriga ninguém a servi-lo, não predetermina nenhum ser humano a trilhar o caminho estreito ou a estrada larga. Em sua soberania, Deus concedeu livre-arbítrio para os seres humanos e justamente por isso nos responsabiliza pelo uso que fazemos dele, pois logicamente só pode ser responsável por suas escolhas quem é livre para escolher. JEOVÁ atrai pessoas que voluntariamente se interessam por Ele e o buscam com sinceridade. Na medida em que a pessoa vai se esforçando para aprender e colocar em prática o que a Bíblia realmente ensina, Deus vai complementando esses esforços através do Espírito Santo. Se a pessoa parar de se empenhar, JEOVÁ interrompe o fluxo de Espírito Santo. E é essa ajuda que derradeiramente possibilita a pessoa aprender e obedecer.

Como todos somos seres imperfeitos em um mundo decaído, ninguém possui capacidade de servir a Deus continuamente de forma aceitável apenas com sua própria força e inteligência particular e sem esse apoio do próprio Deus. Por outro lado, Deus dotou o ser humano de grandes capacidades e espera que nós os usemos para aprender sobre ele e servi-lo. Sim, Deus é Todo-Poderoso, mas não vai fazer por nós aquilo que podemos e devemos fazer, não vai nos poupar do esforço mental: ressuscitar Lázaro só Jesus pode fazer, mas remover a pedra de uma tonelada que fecha o tumulo compete a nós. Da mesma forma, JEOVÁ mandou os israelitas pararem de clamar e começarem a marchar antes de abrir o Mar vermelho.

Portanto, o antiintelectualismo, o misticismo e a doutrina da predestinação de muitas igrejas não possuem genuíno fundamento bíblico. Temos que fazer empenho sério para aprender o que a Bíblia realmente ensina e obedecer. João 11:38-44, Êxodo 14: 10, 15, 21, Romanos 6:17, 14:12, Atos 17:27-28, 30-31, Filipenses 2:12, Deuteronômio 30:15-20, Josué 24:14-15, 1Reis 18:21, Jeremias 21:8, Mateus 7:13-14

Jesus disse que os cristãos seriam a luz do mundo. A Lua não possui luz própria, ela reflete a luz que recebe do Sol e ilumina a noite, especialmente na fase cheia. Da mesma forma, a Humanidade está em uma noite espiritual de intensa escuridão. Nenhum de nós (individual ou coletivamente) é capaz de gerar genuína luz espiritual. Mas se nos posicionarmos corretamente, podemos receber luz de Deus primariamente através da Bíblia e retransmiti-la a outros. É o maior privilégio que um ser humano pode receber na vida. É neste sentido que podemos brilhar como iluminadores no mundo.