domingo, 2 de agosto de 2009

Como Podemos Aprender sobre Deus?

Como podemos aprender sobre Deus? Lendo as Escrituras Sagradas regularmente de duas formas: (1) na íntegra e (2) por tópicos.


Ler a Bíblia na íntegra significa ler trechos inteiros: ler capítulos inteiros, livros inteiros e finalmente a Bíblia inteira. É óbvio que essa leitura deve ser gradual. A Bíblia é grande, ler porções grandes demais de uma só vez pode ser pouco proveitoso. Muito melhor é fazer a leitura de um trecho razoável, meditar e orar. Claro que “porção grande demais” e “trecho razoável” são termos relativos, o que é grande demais para uma pessoa pode ser uma boa medida para outra. O importante é ler regularmente.

Por exemplo, você pode estabelecer a meta de ler o Evangelho de Mateus inteiro lendo X capítulos por dia. Se ler dois capítulos diariamente, vai terminar Mateus em duas semanas; se ler quatro capítulos por dia, terminará em uma semana. Depois pode ler o Evangelho de Marcos e assim por diante. Determine um local e horário para ler a Bíblia diariamente ou (se não for possível) a cada dois ou três dias. É necessário ter muita autodisciplina e perseverança. Mas se você falhar, reanime-se e retome a leitura no dia seguinte e empenhe-se para prosseguir. Em poucos meses terá lido todo o “Novo Testamento”. Então talvez queira ler Provérbios, Eclesiastes, Salmos, Gênesis, etc. O que está sendo dito aqui não são regras, apenas sugestões.

Obviamente, o objetivo da nossa leitura da Bíblia não deve ser apenas ler por ler e preocupar-se só com cumprir cotas de leitura. Temos que ler com o alvo de conhecer Deus e Jesus e fazer a vontade deles. Orar antes ajuda a abrir nosso coração para o que lermos, mesmo que você ainda não saiba fazer orações pelos critérios bíblicos. Refletir durante e depois da leitura também ajuda muito. É melhor ler três capítulos da Bíblia com oração e reflexão do que ler trinta sem orar nem refletir. E o fato de ter lido a Bíblia uma vez não quer dizer que nunca mais precisaremos fazer sua leitura. Na medida em que progredimos, a Bíblia se torna repetidamente um novo livro e podemos sempre lê-la quase como se fosse a primeira vez.

Em uma postagem futura esse blog apresentará uma matéria com diretrizes para interpretar corretamente as Escrituras e entender o que a Bíblia realmente ensina, aquilo que alguns grupos chamam de “hermenêutica”. Mas a primeira e mais importante diretriz nós já vimos: ler a Bíblia com o objetivo de aprender e obedecer, não para procurar provas daquilo que já acreditamos ou justificativas para o que preferimos fazer.

A Bíblia foi escrita em idiomas antigos (hebraico, aramaico e grego) e traduzida inteira ou em partes para mais de 2.260 idiomas modernos, inclusive para o português. No Brasil temos o privilégio de contar com diversas traduções da Bíblia. Se você ainda não possuir um exemplar da Bíblia, adquira um e leia o “Novo Testamento” inteiro nele. Depois adquira um exemplar de uma tradução diferente da Bíblia e leia nela, depois mais outra versão e assim por diante, até possuir as seis ou oito principais traduções em português.

Uma lista de versões da Bíblia:
1- Versão Almeida (evangélica, também utilizada por adventistas e mórmons)
2- Bíblia na Linguagem de Hoje (evangélica)
3- Nova Versão Internacional (evangélica)
4- Bíblia de Jerusalém (católica)
5- Bíblia Pastoral (católica)
6- Tradução do Novo Mundo (testemunhas de Jeová)

E como podemos ler a Bíblia por tópicos? Esse tipo de leitura envolve analisar o que a Bíblia inteira diz sobre determinado assunto, analisando textos relacionados em todos os livros bíblicos. Uma sugestão é que você anote perguntas e dúvidas que surgirem antes e durante sua leitura. Por exemplo, você pode fazer listas de cinco questões para apresentar para representantes de diferentes grupos religiosos.

Em uma primeira fase, procure descobrir por conta própria as respostas de um questionário e anote suas conclusões. Na segunda fase, pode apresentar a lista de questões para representantes capacitados de diversos grupos religiosos, um de cada vez, para que respondam objetivamente com a Bíblia. Explique bem o que está fazendo para evitar dar má impressão (o que pode acontecer facilmente se não tomar cuidado), pergunte com bondade e escute com atenção. Não aceite emocionalismo, tradicionalismo nem autoritarismo. Grave na memória o que responderem para depois comparar as diferentes respostas, incluindo suas próprias conclusões anteriores e assim tire novas conclusões. Então repita o ciclo com mais um questionário. Atos 8:30-31, 17:2-3, 11

Pode também visitar reuniões religiosas de diversos grupos e escutar discursos bíblicos. Observe a importância que o orador e os ouvintes dão à Bíblia. Em muitas igrejas a maior parte da reunião é só música, “testemunhos”, pessoas falando de supostas profecias, visões, revelações, visitas de anjos e sobram apenas uns cinco ou dez minutos no finalzinho para a “Palavra”, o discurso bíblico. E ainda por cima o orador está despreparado e apenas tergiversa. Ou seja, o que deveria ser a parte mais importante de uma reunião cristã é tratado como apenas um mero detalhe quase sem importância.

Em muitas igrejas o discurso se resume a psicologia popular, misticismo e teologia da prosperidade e pouco ou nada se aprende sobre a Bíblia. As pessoas se sentem bem, mas saem tão biblicamente analfabetas quanto entraram, dia após dia e ano após ano. É como comer salgadinhos e outros alimentos sem valor nutritivo em vez de almoçar: mata a fome, mas não alimenta. E o pior é que todo mundo nessas igrejas considera esses procedimentos como sendo normais e ninguém reclama. Na verdade, se aparecesse um orador fazendo um discurso estruturado explicando a fundo pontos bíblicos, aí sim reclamariam. Procure reuniões religiosas que respeitam a Palavra de Deus e que explicam o que a Bíblia realmente ensina. Neemias 8:8-12, Eclesiastes 12:9-11, Lucas 24:32

Além fazer a leitura das Escrituras na íntegra, devemos ler a Bíblia por tópicos. Significa fazer seções de estudo por conta própria em que se analisa e reconcilia tudo (ou muitos pontos sobre) o que a Bíblia inteira ensina sobre um só assunto, de Gênesis a Apocalipse. Em uma seção estudamos um tema, na seção seguinte estudamos outro e assim por diante. Desta forma podemos crescer rapidamente em conhecimento bíblico.

Mas se não conhecemos a Bíblia e os pontos estão tão dispersos, como podemos estudar a Bíblia por tópicos? Conforme já dito, uma forma é elaborando questionários e apresentando para pessoas capacitadas e dispostas a nos ensinar. Outra forma é assistindo a discursos bíblicos a respeito de temas específicos em locais de reunião que respeitam a Palavra de Deus.

Mais uma forma é através das referências, tabelas, índices e explanações que há nas traduções da Bíblia (outra razão para nós termos várias delas). Também podemos pesquisar em livros e revistas que explicam a Bíblia. Esses livros e revistas não devem ser considerados como estando no mesmo nível que a Bíblia e não substituem a leitura da Bíblia, mas podem nos ajudar muito na sua compreensão. Por fim, você pode fazer um curso bíblico sem compromisso de converter-se. Com todas essas sugestões você aprenderá o que a Bíblia realmente ensina.